Ensaios Não Destrutivos

Ética Empreendimentos Tecnológicos

Os Ensaios Não Destrutivos, são metodos de ensaio desenvolvidos de forma a identificar defeitos, internos ou superficiais, em peças, preservando a peça ensaiada para utilização posterior, sem rompê-la, quebra-la, ou qualquer outra operação que inviabilize sua reutilização.

Desta forma é possível ensaiar peças ainda em produção, em campo, e outras peças de risco, de forma a indentificar a presença destes defeitos de maneira preventiva.

Como exemplo de Ensaios Não Destrutivos temos:

Ensaio de Partículas Magnéticas

A dureza do material é obtida correlacionando, através de cálculos, a carga que foi aplicada, com a área da impressão obtida. Quanto mais duro o material, menos penetração será obtida para uma mesma força, e portanto menor a área da impressão.

O ensaio todo, assim como a medição da impressão, é realizado através de um equipamento chamado “Durômetro”.

Na figura a seguir temos o Durômetro utilizado nos ensaios da ÉTICA, juntamente com seu certificado de calibração:

Ensaio de Partículas Ultrassom

Este ensaio permite a identificação de descontinuidades internas em materiais ferrosos ou não.

O Ensaio de Ultrassom se baseia nos princípios físicos de reflexão de ondas acústicas em materiais. Baseados na identificação de alterações no tempo de reflexão e quantidade de energia refletida é possível identificar problemas internos em juntas soldadas, sem a necessidade do corte da peça.

Ensaio de Partículas Líquido Penetrante

Neste Ensaio para identificar defeitos superficiais,  faz-se penetrar na superficie do material, um determinado líquido. Após isso, o excesso de líquido é removido e um revelador é aplicado com o objetivo de fazer com que o líquido que estava nas cavidades dos defeitos saiam à superfície, mostrando então a localização dos defeitos presentes.

A ÉTICA disponibiliza os seguintes tipos de ensaios de Ensaios Não Destrutivos:

PM - Ensaio de Partículas Magnéticas via úmida

Verificação de presença de defeitos superficiais (porosidades, trincas superficiais, mordedura, sobre posição, etc). O relatório expressa se há algum defeito superficial.

US - Ensaio de Ultrassom

Identificação de descontinuidades internas em juntas soldadas. O relatório expressa se há algum defeito interno, a localização e dimensão do mesmo.

LP - Ensaio de Líquido Penetrante

Revelação de trincas e porosidades superficiais. O relatório expressa se há algum defeito superficial.

PREENCHA O FORMULÁRIO E REDIRECIONAREMOS VOCÊ PARA O NOSSO WHATSAPP